top of page
  • Foto do escritorTalita Facco

Aniversariante do dia - Ágatha Christie

Olá geeks, tudo bem ?


Após um ano sumida resolvi renascer das cinzas. rs Para quem não sabe a minha rotina mudou bastante em 2021 e eu dei uma pausa em algumas coisas, elas ainda não se organizaram, mas resolvi dar um passo de cada vez e pelo menos me dedicar em uma coisa que amo muito que é ser leitora. Não teremos sangria desatada por conteúdo, as coisas vão acontecer conforme a minha disponibilidade, e realmente está tudo bem!


Então sente-se pegue a sua xícara de chá e se quiser um pedaço de bolo, pois hoje é o aniversário da rainha do crime Ágatha Christie!


Biografia


Foto: Reprodução

Nasceu como Ágatha Mary Clarissa Miller , em 15 de setembro de 1890 na cidade de Torquay no Reino Unido, casando-se em 1914 com o coronel Archibald Christie. Durante a 1ª Guerra Mundial trabalhou em um hospital e uma farmácia, funções essas que lhe deram base para os venenos utilizados em muitos de seus trabalhos.


Seu primeiro romance O Misterioso caso dos Styles, começou a ser desenvolvido em 1916, e publicado pela editora Bodley Head em 1920, e vendeu 2.000 cópias, o mesmo foi rejeitado por 6 editoras.


No ano de 1926 ficou 11 dias desaparecida, porém existem controvérsias referente a esse caso, pois muitos dizem que foi um golpe de marketing para alavancar o seu romance O Assassinato de Roger Ackroyd que foi lançado semanas antes do incidente. Outros dizem que foi uma vingança contra seu Archibald que estava apaixonado por outra mulher e queria o divórcio, que só ocorreu em 1928.


No outono de 1928, conheceu o arqueólogo Leonard Woolley, que a convidou a uma viagem ao Oriente Médio, onde conheceu o seu segundo marido Max Mallowan e casaram-se em 1930. Apesar de manter o nome do primeiro casamente, devido ao reconhecimento dos seus leitores, na vida privada era conhecida como Sra Mallowan.


O casal viajava bastante, participando de escavações, onde adquiriu muito conhecimento em arqueologia. Em 1934 alcançou o auge da carreira com o livro Assassinato no Expresso do Oriente, que foi adaptado para o cinema, teatro e TV em muitas ocasiões. A autora morreu em 1976 por causas naturais.


TOP 5 Melhores Livros (Na minha opinião)


  1. Os crimes ABC

  2. Morte na Mesopotâmia

  3. Um Brinde de Cianureto

  4. Assassinato no Expresso do Oriente

  5. O mistério do trem Azul


Meu primeiro contato com a autora foi com Os crimes ABC, no qual me encantei com a sua escrita, porém ela tem mais de 100 livros publicados, e eu li apenas 15, e o fato de eu não ser fã de Mis Marple talvez não me ajude a ler todos.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page